NOVIDADES  DA  VIAGEM

Diário de Bordo

DIA 01/09/2012 (sábado) => Alguém disse que: "...toda grande caminhada se inicia com um primeiro passo..."  e assim, aconteceu hoje, demos o primeiro passo do início de nossa jornada, saindo de Niterói (RJ), às 07:00 horas, passando por São Paulo às 12/13 horas, almoçamos em Registro às 15 horas e chegamos em Curitiba (PR) às 18:00 horas, viagem excelente, um pouco de trânsito pesado em São Paulo mas, tudo ótimo, meu cunhado deu umas dicas excelentes sobre como pegar o RodoAnel em SAMPA e evitar muito mais trânsito o que ajudou muito (depois dizem que cunhado não é parente - é castigo - visto que não é o meu caso, né?) agora já estamos no Hotel traçando a rota de amanhã que será em direção à Passo Fundo (RS), atravessando todo o Estado de Santa Catarina. O carro fez mais de 10 km/l, o que no caso da CAPTIVA é muito bom e com tudo no automático. Amanhã vou testar toda a viagem no manual prá ver o efeito.

DIA: 02/09/2012 (domingo) => O dia de hoje foi muito proveitoso, transitamos por 3 Estados, saímos do Paraná (Curitiba) às 08:35h, depois atravessamos todo o Estado de Santa Catarina e, finalmente aportamos no Rio Grande do Sul em Passo Fundo às 16:10h, depois de tentarmos almoçar às 14:30h em Erechim e não conseguirmos porque lá os Restaurantes fecham pro almoço (pior que é verdade) mas os pastéis de carne estavam uma delícia e daqui a pouco vamos fazer uma expedição em Passo Fundo para achar algo comível - se tiver vivo eu mato e como - o dia na estrada estava ensolarado e a estrada vazia, e com excelente pavimentação, é o SUL.....

DIA: 03/09/2012 (segunda) => Finalmente chegamos à fronteira (aduana) entre Brasil e Argentina que é a ponte na cidade de Uruguaiana no Brasil, hoje chegamos também por volta das 16:15h e o carro fez a marca de 10,8 km/l no modo manual o que não altera tanto para o modo automático anterior, mas as estradas são diferentes e ainda coloquei a gasolina SUPRA e não PODIUM que tinha sido sempre a utilizada, o motor sabe a diferença, mas o consumo é praticamente o mesmo. Bom, amanhã vamos fazer as compras registradas no planejamento, andar pela cidade, já conhecemos a ponte e assuntarmos sobre as estradas Argentinas, vamos ver o que conseguiremos. Daqui a pouco vamos para o centro da cidade aproveitar que amanhã não temos estradas e tomar umas geladas....

DIA 04/09/2012 (terça) => Hoje, passamos o dia sem rodar em estradas, descansando, passeando pela cidade de Uruguaiana e tentando comprar o cambão, Kit de primeiros socorros e mapas rodoviários da Argentina, nada, nenhum dos itens foi achado. Nos informaram, em mais de uma fonte que em Paso de Los Libres que é a primeira cidade Argentina após a saída da ponte (aduana) vamos achar tudo isso pois eles já sabem que precisamos destes itens para seguir viagem, dá vontade de perguntar e o pessoal de Uruguaiana, também não sabe disso? Mas tudo bem está tudo dentro do planejado e fizemos nossa rota escrita até Rosário para qualqdier imprevisto. Tanque cheio, carro lavado e tudo na cabeça, vamos ao dia de amanhã para chegarmos em Rosário, até lá....

DIA 05/09/2012 (quarta) => Agora já estamos em território Argentino, chegamos em Rosário às 17:10h, depois de rodar por 630 km com muita chuva o dia inteiro e estradas que variavam entre Ruim, aceitável, boa e excelente (assim são as estradas na Argentina) e por isso a velocidade média caiu muito e ainda com muita chuva o tempo de viagem aumentou, o consumo manteve-se em 10,6 km/l.  A gasolina colocamos em um posto BR, é a Premium - Grado 3 - de 97 octanas melhor que a nossa Podium o carro ficou macio.  Saimos de Uruguaiana e fomos à Passo de Los Libres logo na saída da Ponte (aduana) à direita na Loja AUTOCROM para comprarmos o tal do Cambão e o Kit de primeiros socorros, achamos tudo e num ótimo preço, por ambos pagamos  R$ 36,00.  Na estrada passamos por 7 Postos de Polícia Camineira e fomos parados em 2 Postos e pediram todos os documentos (do carro / DUT, carteira de motorista e Seguro Carta Verde) não revistaram nada nem pediram para ver os acessórios, NEM PEDIRAM NENHUM DONATIVO, tudo muito profissional e estritamente dentro da lei.  Na Aduana da ponte apresentamos o passaporte ao invés de identidade e nos deram visto de 90 dias/turista. Agora é só curtir por 3 dias a cidade de Rosário que nos causou de princípio muito boa impressão, vamos conferir e depois falamos....

DIA 07/09/2012 (sexta) => Hoje feriado no Brasil aqui em Rosário dia útil normal. Ontem e hoje desfrutamos da cidade de Rosário, andando por quase toda a cidade principalmente no Centro, muito agradável e com uma população que nem parece de Argentinos - hehehe, estivemos em alguns Shoppings muito bonitos e grandes, além, claro, do maior Cassino da América Latina que é realmente sensacional. Almoçamos nos dois dias umas carnes maravilhosas regadas com os melhores vinhos Argentinos, tudo muito barato. Amanhã tocamos em direção à Cordoba vamos traçar a rota e estratégia e partir em torno das 09:00 horas que ninguém é de ferro. Hã sim, agora somos em quatro personnas (quero dizer pessoas) minha nora e filho se juntaram à expedição e vão ficar conosco até em Bariloche quando pegam um voo e retornam ao Rio de Janeiro.

DIA 10/09/2012 (segunda) => Os últimos dois dias curtindo Córdoba, seus vinhos, suas carnes e cidade, tudo acima das expectativas que tínhamos quanto ao lugar é realmente a 2ª cidade argentina, pois possui um mercado punjante e variado. O povo é mais calmo e atencioso que o portenho. Hoje é o último dia por aqui, amanhã de manhã cedo, precisamos colocar a carruagem na estrada para darmos prosseguimento a nossa odisséia e chegarmos para invadir os vinhedos de MENDOZA que dizem ser, também, uma grande cidade.... Vamos lá e que os vinhedos de Mendoza sejam produtivos o suficiente para dar conta de nossa sede....   Hehehehehehe.....

DIA 13/09/2012 (quinta) => Estamos em Mendoza desde terça-feira e ficaremos até sábado, a cidade tem nos causado excelente impressão, muito acima das expectativas que tínhamos para ela, temos feito muitos e muitos passeios com city bus e a pé mesmo que é a melhor forma de se conhecer um lugar. A viagem para cá foi sensacional pois agora já estamos viajando em estradas do deserto e a pré cordilheira que cruzamos ficará para sempre em fotos e em nossas memórias pois o visual do deserto e estradas e serra é deslumbrante. Dos cerca de 4 postos policiais existentes no caminho de Córdoba para Mendoza, fomos apenas arguídos em 02 postos, queriam saber para onde iríamos e se estavamos levando frutas... tudo dentro da maior normalidade, educação, profissionalismo e, claro, interesse, pois o que estariam fazendo Brasileiros naquele fim de mundo e de carro próprio?  Nós também não sabemos, mais algo em nosso peito pede mais estradas e mais lugares nunca dantes navegados.....

DIA 15/09/2012 (sábado) => Amanhã de manhã cedo estamos partindo de Mendoza em direção à Cordilheira dos Andes para fazermos a travessia da fronteira entre a Argentina e o Chile, ao lado do Aconcágua, depois de vários de dias de apreensão pois a previsão do tempo em diversos sites era antagônica e uns sites previam neve para o período de nossa travessia da montanha que será em torno de 4.000 metros de altitude e por isso a dificuladade em estabelecer uma previsão correta, pois lá em cima é totalmente imprevisível pois depende das nuvens, ventos e suas direções, etc. Mas acordamos que vamos tentar a travessia conforme dia e horários previamente planejados. Vamos ver. Aqui em Mendonza nos despedimos já com saudades é a melhor de todas as cidades até então que passamos e com excelente qualidade de vida, tanto para o jovem quanto para o adulto/idoso. Em Santiago - Chile, chegamos no domingo que é véspera de 3 (três) feriados consecutivos - 2ª, 3ª e 4ª feira, depois dizem que no Brasil tem muito feriado.... e também temos muitas expectativas para a Capital. Agora. mandaremos notícias de lá, ok?

DIA 17/09/2012 (segunda) => Bem, então, toda aquela travessia que foi imaginada, repensada e planejada durante tanto tempo, finalmente saiu do papel e foi realizada ontem (domingo), a travessia da Cordilheira Andina de carro é tudo de bonito e inesquecível com fotos sensacionais e únicas, pois estar ao lado do Pico do Aconcágua, faz você sentir o quanto pequeno e frágeis nós somos, ainda pela beleza pura e selvagem do deserto, montanhas e neve, convivendo lado a lado contigo. Fizemos excelente viagem se não fosse por três motivos: 1) o frio na Aduana (entre Argentina X  Chile)  a mais de 4.000 metros de altitude é de cortar o coração e a vistoria é minuciosa com investigação de vários documentos pessoais e do carro, abertura do capô do motor, porta malas, malas, cão farejador, etc (ufa, mas passamos); 2) a estrada de descida das montanhas na parte Chilena é muito íngreme com curvas que dá pra você ver a lanterna do seu carro (êta exagero) e nas curvas não passam dois carros juntos, mesmo que em sentido contrário e 3) quando eu relaxei quase chegando em Santiago a Polícia Carabineira do Chile me parou porque eu estava a 128 km/h, num trecho da estrada cuja permissão seria de 120 até 124km/h (é mole?) daí fiquei sem a minha habilitação que foi retida até 5a. feira (dia 20/09) quando deverei comparecer a uma Delegacia ou Posto Policial pagar uma multa de cerca de US$ 100,00 e recuperar o documento, acho que será mais ou menos assim, vamos ver na quinta feira, pois até na quarta feira dia 19/09 é de feriados aqui em todo o Chile (com a Polícia Carabineira não tem jogo...).

DIA 21/09/2012 (sexta) => No dia de ontem, recuperamos a minha carteira de habilitação que foi apreendida pelos Carabineiros del Chile conforme narrado acima, ela estava numa espécie de Juizado de Pequenas Causas ou Prefeitura, ou num misto de ambos, e a multa até que ficou aquém do esperado, foi em torno de US$ 60,00. Depois dessa façanha e já devidamente habilitado e em dia com o Governo Chileno, tocamos direto para Viña del Mar / Valparaíso, a cidade está muito linda, limpa e bem administrada pois vímos inúmeras construções novas, pessoal trabalhando em obras públicas, a limpeza das ruas chama a atenção, além da beleza do Pacífico chamar mais ainda a nossa atenção ainda mais por estarmos há tanto tempo sem contato com o mar.  Aliás cabe aqui o registro que chegamos ao ponto mais extremo, no sentido longitudinal, de nossa viagem pois cruzamos do Atlântico até o Oceano Pacífico que é aqui em Viña del Mar e a beleza natural do lugar é parecida com a beleza que temos em nosso Rio de Janeiro que ainda mantém o título de mais bela.... Amanhã seguiremos viagem para Chillan e Púcon que é uma região mais ao Sul do Chile, de colonização alemã, com muitos vulcões e águas termais de piscinas naturais cujas águas chegam à superfície  numa temperatura de 54º C para deleite dos usuários visto que a temperatura na cidade tem girado em torno dos 6º C, vamos ver o que nos espera.  Até lá, nos aguarde.

DIA  24/09/2012 (segunda) => Agora já saímos de Vina del Mar (linda demais), já passamos por Chillan que foi só para pernoitar e seguir viagem no dia seguinte para Púcon que é a cidade que estamos agora e ficaremos até quarta - 26/09/2012. Desde que entramos no Chile estamos rodando na rodovia Panamericana que é uma estrada que corta vários países do continente Americano, possui 50.000, isso mesmo, 50.000 km de extensão nasce no Alaska e finda no Ushuaia (é mole?), no trecho que estamos viajando a estrada é linda, segura com asfalto perfeito, muito bem vigiada pelos Carabineiros e câmeras, sinalizada e reta, muito reta, assim, as vezes até chegar a cansar o motorista pela monotonia mas ó visual te mantém esperto. Aqui em Púcon a cidade é pequena mas uma gracinha, lembra a nossa Penedo com 3 vezes o tamanho, os grandes destaques são o vulcão existente chamado Vulcão Villarica, o Lago que é uma pintura e as Termas que vamos hoje a tarde, vejam as fotos se não é o que digo, em tempo, o vulcão faz 50 anos que não entra em erupção, será que.......

DIA 28/09/2012 (sexta) => Hoje ainda estamos em Puerto Varas, passamos 3 dias em Púcon (linda demais) e viemos parar em Puerto Varas (onde ficamos baseados) e visitamos Puerto Montt durante um dia inteiro de passeio, trata-se de uma cidade de Porto muito importante para o Sul do Chile e onde é feita toda a distribuição de pescados, principalmente Merluza, Congrio e o famoso Salmão, não só para o consumo interno do Chilhe como para todo o mundo, inclusive Brasil. O Porto e a pesca são as principais atividades econômica e financeira da Região. Mas como toda cidade portuária é velha e carece de benfeitorias para melhorar o aspecto cujas obras estão começando a ser feitas criando, ao que parece, um novo bairro, no lado oposto ao porto indo pela avenida Costaneira.  Mas em compensação a cidade de Puerto Varas é demais em charme e romantismo, quase que idêntica à Púcon. Purto Varas, por ser mais nova que Purto Montt, não repetiu os mesmos erros de urbanização que aquela, nota-se uma preocupação extrema com o turista, a rede hoteleira é excepcional, o entorno do lago com os seus dois (isso mesmo - dois) vulcões é deslumbrante além do Casino ser de primeiro mundo. O custo de vida na cidade é barato, mesmo para nós brasileiros.... A viagem está maravilhosa o que aprendemos em  quase 30 dias, acho que levaríamos 10 anos para aprender nos livros ou com a experiência de terceiros e note que ainda faltam mais 60 dias de viagem....   Nossa, vai ser demais...  O carro tem me surpreendido com a média de consumo acima de 10km/l e abaixo de 11km/l, com 4 pessoas e mais bagagens, que imaginem, não é pouca..... Domingo, dia 30/09, estamos partindo para Bariloche será a maior permanência da viagem, ficaremos 7 dias na cidade, visitando todo o entorno, tais como os Cerros, Vila Angostura (que dizem ser um paraíso), etc, vamos ver....

DIA 02/10/2012 (terça) => Chegamos em Bariloche no próprio domingo dia 30/09, foi uma etapa sensacional da viagem, pois saimos do Chile (Puerto Varas) com o tempo nublado, enchemos o tanque e tocamos estrada muito boa, tudo muito bem, depois paramos na Aduana do Chile para fazer a saída do País para entrarmos na Argentina, tudo feito, tocamos a estrada para encontrar mais a frente a Migração da Argentina para darmos a entrada, e aí na Zona intermediária entre os Países (Aduanas) começamos a subir a montanha e as laterais da pista começando a ficar cada vez mais mais cheias de gelo in natura até que a situação foi ficando insustentável pois não passavam carros, a visibilidade piorando, a nevasca aumentando a cada curva e a pilha de neve na lateral da estrada ficando cada vez mais alta, e a temperatura externa marcada no painel do carro foi baixando, baixando, até registrar ZERO GRAU lá fora, pois dentro do carro o aquecimento estava no máximo e quase não dava vencimento (pensar no verão do Rio com o Ar Condicionado ligado - mesma coisa ao oposto) foi um trecho incrível pois jamais esperávamos neve nesta data e na quantidade que foi, sem cadenas, sem experiência, sem visibilidade e o pavor aumentando até que fomos premiados com a diminuição da nevasca a cada curva que descíamos a montanha do lado Argentino e após várias dezenas de quilômetros (numa terra de ninguém) chegamos à Migração Argentina e as pernas....ainda bambas....   Mas valeu cada minuto e foram vários, pois a experiência vivida naquele dia ficará para sempre na memória de nós quatro (imagine 4 cariocas dirigindo na neve e sem esperar ou planejado...) mas valeu muito....valeu mesmo (agora que passou então....).   Por falar em nós quatro, nesta etapa da viagem voltaremos a ficar somente eu e Marisa pois meu filho Thiago e esposa (Elaine), daqui de Bariloche voltam para o Rio de Janeiro de avião pois as férias no trabalho acabam eles vieram se juntar a nós no meio da viagem e agora retornam após vários dias conosco, cuja companhia foi de extrema valia e muito gostosa....   Os velhos agora voltam a carregar as malas sózinhos de novo (mas são apenas duas) e já estamos ficando com saudades mas o nosso planejamento ainda prevê 2 meses de viagem até que vejamos a PONTE novamente.....   Bariloche está linda demais, muito bem cuidada é uma cidade voltada exclusivamente para o turista e isso facilita muito a nossa vida, vejam algumas fotos que postamos...

DIA 06/10/2012 (sábado) => Amanhã acaba a vida mansa aqui em Bariloche e voltamos para as estradas, agora em direção à Neuquém e Bahia Blanca que são regiões produtoras de pêssegos e maçãs, inclusive exportando muito para o Brasil, quem nunca viu uma caixa dessas frutas escrito Manzanas de Rio Negro que é o Estado que contém essas cidades.  Também é o dia da separação dos filhos que voltam para o Rio de Janeiro, mas a viagem prossegue.  Agora estamos lidando apenas com três tipos de moedas pois até então estávamos trabalhando com quatro moedas diferentes no bolso, sejam elas: Real (claro muito bem aceito), Dólar (mais bem aceito ainda), Peso Argentino e Peso Chileno, sendo que este último trocamos todas as cédulas aqui em Bariloche e agora ficamos com as três outras moedas, mais o dinheiro plástico, claro. Mas foram dias muito bons aqui nesta cidade (quase) maravilhosa, muito diferente de nossa cultura, hoje por exemplo, estou aqui escrevendo são 08:30 horas e a temperatura lá fora é de - 4º C (isso mesmo: quatro graus Celsius - negativos), mas dentro do Hotel com a calefação ligada, quase não somos atingidos pelo impacto (só o psicológico - hehehehe) e acreditem o céu está azul anil, sem uma única nuvem o sol imenso e exclusivo no céu, uma coisa linda que, na minha terra, remete à praia....  A cidade de Bariloche vale pena ser visitada pois depende exclusivamente do turismo e, assim sendo, o turista é muito bem tratado e as benesses da cidade são todas voltadas para nós, vale a pena o passeio, não precisa nem ser de uma semana, como fizemos, mas cerca de 4/5 dias já é suficiente. Esta cidade também é emblemática no percurso, por ser considerada a GRANDE CURVA da viagem pois é o lugar mais extremo (longitudinal) deste passeio, a partir de agora todos os trechos que fizermos é em direção ao Brasil, ainda temos cerca de 30 dias no exterior e 30 dias no Brasil (Região Sul) antes de chegarmos em Niterói de volta...  Acompanhem a odisséia e ficarão sabendo do que ocorre....

DIA 10/10/2012 (quarta) => Muito bem, no domingo dia 07/10, conforme o programado, saímos de Bariloche em direção à Neuquén e aí, só eu e Marisa, pois Thiago e Elaine ficaram em Bariloche para pegar o avião de volta ao Rio de Janeiro à tarde/noite.  Fizemos excelente viagem até Neuquén e ainda deu tempo de almoçarmos no restaurante El Boliche do Alberto, que agora possui filial naquela cidade também, a estrada era maravilhosa, perfeita e sem tanto policiamento como estávamos acostumados e a cidade nos pareceu muito próspera e grande para aquela localização geográfica na Argentina, fomos ao Cassino e andamos pela cidade de carro mesmo. No dia seguinte, já segunda feira, tocamos estrada para Bahia Blanca, na estrada vimos centenas de quilômetros de plantações de maçãs, pêssegos e pêras, em ambos os lados da estrada e a perder de vista, imaginem na época de colheita como fica.... Chegamos bem à Bahia Blanca a estrada está por muitos quilometros em obras para duplicação o que reduziu muito a velocidade média e ainda mudamos nossa rota no meio do caminho pois o GPS do google, pela primeira vez, nos indicou uma rota em estrada de chão, que não entramos e aí o resto trajeto foi feito com o bom e velho mapa no papel que compramos por 20 Pesos no início da viagem....pagou-se, pois foi muito mehor os atalhos que iríamos fazer. Bahia Blanca é uma cidade grande, mas bem planejada e a população frenética com uma feira de artesanatos que só ocorre uma vez no ano durante uma semana, passeamos a pé por várias quadras e escolhemos um boteco para petiscos e Bud's....  No dia seguinte, já na terça feira dia 09/10 de manhã, partimos para Mar Del Plata, e estrada já não tão boa com velocidade média de 100 km/h (as boas estradas são de 120/130 km/h), chegamos à tarde, mas ainda deu tempo almoçarmos na city e percorrer um pequeno trecho à pé passeando pelas ruas, primeira impressão de uma grande cidade, bem administrada, rica com excelente arrecadação de impostos, prédios majestosos na orla da praia, vamos ver mais até sábado dia 13/10 que será o nosso último dia aqui e depois falamos mais sobre isso.  Até lá....

DIA 13/10/2012 (sábado) => Amanhã, domingo 14/10, estaremos saindo de manhã, em torno das 09:00 horas, de Mar Del Plata para Buenos Aires, numa viagem de 450 km em pistas duplas o tempo todo, espero fazer em até 5 horas de viagem.  A cidade de Mar del Plata é linda demais, nos impressionou positivamente pois é limpa, uma arquitetura moderníssima e o argentino daqui, não é o Portenho - hehehehe..... Mas realmente a cidade valeu a visita de 4 dias que aqui estivemos, pois passeamos muito, as áreas das avenidas litorâneas são extremamente conservadas e com esmero de paisagismo além de ter uma classe A com muitos integrantes. As ruas são limpas, movimentadas com trânsito de pessoas de todas as idades, embora tenha mais jovens que velhos, bares e restaurantes são inúmeros cada um mais bonito e sofisticado que o outro, não vimos nenhum engarrafamento nem trânsito lento mesmo nos horários de pico e no Centro, pois as ruas e avenidas são muito largas, sinalizadas e os motoristas respeitam as normas de trânsito, enfim a qualidade de vida aqui é muito alta o que não necessariamente acarreta um custo de vida alto, pelo menos para os padrões do Brasileiro/Carioca, onde o custo de vida em comparação com o daqui é umas três vezes mais. Para ter uma idéia um apartamento de 3 quartos de frente pro mar custa cerca de R$500 mil reais, um almoço num lugar excelente com carnes nobres e vinhos custa em torno de R$ 120,00 (para duas pessoas) e assim por diante.   Bem, terminada essa etapa da viagem chegaremos amanhã em Buenos Aires para uma estada de 4 dias até 5ª feira dia 18/10, depois mando mais notícias da área Portenha.

DIA 18/10/2012 (quinta) => Depois de dois dias com problemas técnicos no meu NOTE, hoje consegui resolver, acho até que o problema estava entre o teclado e a cadeira, mas ficou tudo bem e voltamos as boas....  A estada em Buenos Aires não trouxe nenhuma novidade para nós, visto que, segundo nossos cálculos essa foi a 8ª ou 9ª vez que vimos à cidade e, portanto, claro que não teve grandes novidades, mas valeu pela carne (bife de chorizo/ancho, entrecot e ojo de bife), muito, muito vinho, sorvete do Freddo, cafés pela city, etc. Conhecemos o retaurante La Cabrera que recomendamos de olho fechado, pois foi uma surpresa agradável. Mas agora chegou a hora de partirmos para outros portos e a bola da vez é a bucólica cidade de Colonia Del Sacramento no Uruguai, vamos de BuqueBus que é um catamarã super veloz, faz o percurso de BUE até Colonia em apenas um hora e o carro vai dentro do barco, tem até Free Shop dentro do Barco e tudo mais, muito bom mesmo e ainda faremos as duas Imigrações num único lugar a saída da Argentina e entrada no Uruguai o que economiza bastante burocracia. Também economizaremos em gasolina pois se fôssemos por terra/estradas seria algo me torno de 200 km. Agora é dar adeus à Buenos Aires e não temos mais nenhuma pretensão de voltarmos (depois contaremos o porque - hehehehe....). As fotos de BUE são poucas porque batemos poucas, visto que temos todas as fotos e bem atualizadas....  Mas não deixe de vê-las...

DIA 21/10/2012 (domingo) => Hoje saimos de Colonia Del Sacramento, após 3-4 dias de puro descanso e desestress, essa cidadezinha é maravilhosa para repor as energias, é muita pena que daqui a alguns anos não terá mais essa qualidade de vida e tranquilidade, pois estávamos há cerca de 3 anos sem vir e quando chegamos notamos a diferença do crescimento espantoso que houve nesse período, imagina daqui prá frente, pois na verdade, são turistas do mundo todo, mais da Argentina e do próprio Uruguai que para lá se dirigem todos os finais de semana, então o crescimento econômico e, claro, geográfico, será inevitável. Mas, fizemos excelente viagem até a Capital Montevideo viemos na velocidade da estrada de grande trecho a 90 km/h e um pequeno trecho a 110 km em apenas 2 horas de viagem. Montevideo também recebeu um banho de loja, hoje passeamos pelas Avenidas Litorâneas, que aqui se chamam RAMBLA, estamos hospedados na 21/09 - Rambla Mahatma Gandhi, está excepcionalmente bonita, todas com infraestrutura, calçamento, ciclovia, bares, restaurantes, prédios com nova arquitetura, muito bonitas mesmo.  Almoçamos no mercado do Porto no restaurante El Palenque a carne estava maravilhosa, tanto quanto a carne Argentina. O carro está se comportando muito bem é um excelente veículo , seguro, confortável e até mesmo econômico, considerando que se anda na média entre 120 e 140 km/h e consome cerca de 10km/l, estou super satisfeito, não esperava tanto. Estamos aproveitando mais ainda, pois agora é a penúltima cidade antes do retono à Pátria Amada - Brasil.

DIA 25/10/2012 (quinta) => Hoje saindo de Montevideo para a minha querida Punta Del Este.  Ainda bem que tenho a rotina de um dia antes da viagem checar todo o carro, pois fui surpreendido com uma total queda de bateria, não sei se esqueci algo ligado ou foi uma fuga de corrente que só pela observação futura ficará mais claro. Fato é que serviu para mostrar que a SUPOSTA garantia oferecida pela CHEVROLET em todo o Mercosul não existe, pois nenhuma Concessionária de Montevideo quiz me dar atendimento técnico ou o 0800 do Uruguay quis registrar a ocorrência a solução que eles me davam era: eu pagava e depois de posse da nota me ressarcia no Brasil (é mole), mas através do meu seguro acionei a companhia e duas horas depois do chamado chegou um socorro elétrico no HOtel que fez a famosa chupeta na bateria e o carro voltou à vida - agora é acompanhar para ver se fuga de corrente ou eu que causei a pane.  Mas a cidade de MOntevideo foi uma decepção, suja, maltratada, calçadas horríveis, prédios desmoronando, o bairro que ainda se salva é Punta Carretas e claro, as chamadas RAMBLAS que são lindas demais, quase salvam a cidade toda, são as Avenidas Litorâneas que passam por toda a Montevideo, são cerca de 20 km de orla e avenidas / RAMBLA que realmente são muito lindas. Agora chegamos em Punta Del Este, que nos parece numa primeira análise, mais bonita ainda que 3 anos atrás, vamos curtir a cidade e depois dizemos algo com mais segurança, ok?

DIA 29/10/2012 (segunda) => Hoje, último dia em Punta, amanheceu chovendo, ainda bem que aproveitamos tudo e mais um pouco nos 3 dias anteriores, mas mesmo chovendo a cidade é linda, pois muda a paisagem totalmente. Amanhã de manhã cedo tocaremos nossa viagem em frente, pois voltaremos aos seios da Pátria Amada Brasil - iremos percorrer 220 km daqui até o Chuí que é a primeira cidade brasileira. Faremos Emigração no Chuy e Aduana em Chuí, isso mesmo (i é no Brasil) (com Y é ainda no Uruguai) as duas cidades são exatamente na divisa entre os Países, talvez ainda façamos compras (mais) no Free Shop que dizem ser muito bom, vamos ver. Mas será muito bom voltar ao meu País 60 (sessenta) dias após termos saído pela Argentina e cruzado de ponta a ponta os outros 3 países do Cone Sul. Ouvir de novo o nosso idioma será muito bom pois a argumentação melhora muito a comunicação além de entermos a emoção e cultura contida nas mensagens de voz e até o sentido da entonação. Depois vamos até a cidade de Pelotas às margens da Lagoa dos Patos, onde estou com agendamento para a 1ª. revisão do carro dos 10.000 km, vamos passar duas noites, pois reservei um dia inteiro para essa revisão e de modo não ficar vexado (vexado!). Depois continuaremos dando prosseguimento à nossa odisséia seguindo para Tramandái, Laguna, Serra do Rio do rastro, Balneário Camboriú, Praia do Rosa, Garopaba, nossa ainda tem tanto lugar para passar e curtir que ainda não sei ao certo que dia exato chegamos em casa, mas uma coisa é certa......  chegaremos em breve....

DIA 01/11/2012 (quinta) => Os últimos dois dias 30 e 31/10, passamos em Pelotas (RS), onde estava agendada a revisão do carro. Fizemos a revisão tudo certp, só foi necessária a troca do óleo do motor e do filtro, o resto foi verificado e alguns níveis completados, fiz o rodízio dos pneus. alinhamento e balanceamento, tudo em cima. Passeamos bastante pela cidade, mas sem grandes registros é uma cidade normal com muitas Faculdades e Escolas Técnicas, mas sem grandes desenvolvimentos ou atrativos turísticos. Hoje estamos partindo para Laguna (SC), abortamos a ida à Tramandaí (RS), pois não existe passagem da cidade de Rio Grande para a BR-101, onde passaríamos entre a maior Lagoa do Brasil (Lagoa dos Patos) e o Oceano Atlêntico e a balsa que faz a ligação só sai nos horários de 07 - 13 e 17 horas, o que atrasaria muito o nosso trajeto, permanecendo muito tempo na estrada e não dava. Assim, vamos para Laguna via Porto Alegre por onde as estradas são mais largas e, portanto, de velocidade média maior o que permite a cobertura do trecho em menor tempo.  Em Laguna as expectativas são altas, pretendemos, pela primeira vez, nos últimos 60 dias (desde o início da viagem) irmos à praia, caminharmos, tomarmos muita cerveja gelada e comermos muita camarão fresco (de várias formas) e tainha que é a especialidade de Santa Catarina e adoramos, vamos ver como nos saimos nessa empreitada que, ao que parece vai ser dureza de superar, hehehehehehe....

DIA 03/11/2012 (sábado) => Em Laguna (SC), há dois dias é muito boa essa terra, praia, praia e praia para todo lado que vira, muita tainha preparada de todas as formas que você imaginar e muito, muito camarão, com gosto real de camarão e num preço convidativo. Ontem ficamos apreciando a pesca de tainhas com a ajuda de golfinhos/botos, os pescadores ficam esperando na beira da água os botos cercarem um cardume de peixes no raso, para ai jogarem as suas tarrafas e lavar a égua..... é muito legal, interessante mesmo e precisa ver a quantidade de botos que ficam pelas cercanias é demais. As caminhadas voltaram pois o ambiente é propício e a água nem é gelada como a do Rio de Janeiro. Hoje fomos às praias de Garopaba e do Rosa que são belezas selvagens e de conhecimento de poucos, pois a mais distante está há 60 km daqui e valeu a pena. Ainda ficaremos por aqui até amanhã (domingo) pois na segunda feira de manhã vamos tocar para passear na Serra do Rio do Rastro, que é o topo do mundo e depois para Balneário Camboriú onde passaremos mais 3 dias desfrutando daquelas belezas....

DIA 06/11/2012 (terça) => Ontem, segunda feira dia 05/11, saímos de Laguna e viemos para Balneário Camboriú, a viagem foi emocionante e muito bonita, pois não viemos direto, passamos antes, por estradas vicinais do Estado e pela sensacional Serra do Rio do Rastro, o dia estava muito bonito e com pouquíssima serração, o que nos proporcionou vislumbrar paisagens deslumbrantes e sendo uma 2ªfeira o trânsito estava maravilhoso na serra e foi sensacional pois a Serra é tudo de bonito, a natureza na sua forma mais exuberante possível e com mirantes perfeitos para muitas fotografias que tiramos. Depois tocamos para Florianópolis onde almoçamos, mas não ficamos pois estamos evitando grandes cidades e, principalmente, capitais, pois assim nós já vivemos no natural, Não deu nem tempo de fazermos a recomendação do percurso que meu amigo Celso Riera havia sugerido, mas está registrado. Almoçamos um peixe grelhado maravilhoso, tinha até gosto de peixe real, na beira do mar com um visual perfeito e muito devagar. Depois tocamos estrada de novo para Balneário Camboriú, onde vamos ficar até 6ª feira, aproveitando a cidade (que cresceu muito mesmo) mas está muito bonita e bem cuidada, daqui vamos dar uns tiros até Blumenau, Bombas e Bombinhas e Porto Belo e, claro, passear muito por Camboriú. Bem, na sexta feira, vamos tocar para Curitiba, que será a última cidade dessa odisséia antes de chegarmos em casa novamente, pois bateu a saudade e o saco de fazer e desfazer malas, já está no final..... Chegaremos em casa (previsão) dia 12/11 - vamos ver e torcer....

DIA 10/11/2012 (sábado) => Balneário Camboriú já está dando saudades, passeamos muito pela cidade e pelos arredores, passsamos um dia na cidade de Porto Belo, na praia de Bombas e Bombinhas, onde comemos a melhor lagosta do planeta terra, de frente para o mar e com muita cerveja num mar invejável pela cor da água e o tom degradee, foi um dia muito especial, o cenário, a comida, as praias são inesquecíveis, valeu super a pena conhecer a região. Em outro dia passamos o dia em Blumenau, onde foi muito bom rever a cidade, pena que cresceu demais e, claro, com isto, trouxe todos os problemas de uma cidade grande, o trânsito pesado, muita gente passando pelas ruas, três Shopping Centers muito grandes e um comércio de botar inveja em muita cidade, mas mesmo assim valeu rever a cidade. Hoje, sábado, já estamos em Curitiba (PR), vamos ficar por aqui algum tempo e depois dar prosseguimento a viagem com alguma alteração no trajeto e pulando algumas etapas, ainda não decidimos ao certo o que faremos estamos discutindo o assunto, mas em todo caso, devemos chegar em casa (Niterói) em 12 ou 13/11/2012, vamos ver....  Já ia esquecendo, Curitiba parece estar com a manutenção em dia, depois de andarmos pela cidade, postaremos notícias a esse respeito....  até lá....

DIA 12/11/2012 (segunda) => Hoje, finalmente, chegamos de volta ao Lar estamos em casa, agora trabalhando, visto que nos quase 3 meses que passamos em viagem foi só divertimento e vida. Agora estamos compilando os principais dados da viagem e ajustando os detalhes como fotos, registros e outros dados referentes ao passeio. Depois daremos mais detalhes, agora era só prá dizer que chegamos e chegamos muito bem.....  Ufa....

Pesquisar no site

NAVEGAÇÃO FÁCIL E RÁPIDA NO SITE:

No menu acima, veja as suas possibilidades de navegação:

=> NOVIDADES - São as narrativas de viagem que escrevemos para conhecimento de todos.

=> GALERIA DE FOTOS - São as fotos que postamos para visualização da viagem.

=> LIVRO DE VISITAS - São os "bilhetes" que vocês podem deixar para nós.

=> MENSAGENS - São as suas postagens que vão requerer resposta posterior.

AGENDA DA VIAGEM (planejamento)

SAÍDA / PARTIDA:

RIO DE JANEIRO / NITERÓI

• 01/09/2012 – Saída do Rio de Janeiro em direção à Curitiba – tempo de viagem 12 horas – 850 km.
  • 02/09/2012 – Saída de Curitiba em direção à Passo Fundo (RS) – tempo de viagem 8 horas – 560 km.
  • 03/09/2012 – Saída de Passo Fundo em direção à Uruguaiana (divisa com a Argentina) – tempo de viagem 8 horas – 560 km. (últimos procedimentos antes de sair do Brasil).

ENTRADA NA ARGENTINA

(Previamente comprar em Uruguaiana Guia Rodoviário da Argentina + itens exigidos e buscar informações na PRF sobre a Aduana e Rodovias Argentinas)

• 05/09/2012 – Saída de Uruguaiana em direção à Rosário (Argentina) – tempo de viagem 8 horas – 580 km.
  • 08/09/2012 – Saída de Rosário em direção à Córdoba – tempo de viagem 5 horas – 400 km.
  • 11/09/2012 – Saída de Córdoba em direção à Mendoza – tempo de viagem 9 horas – 620 km.

ENTRADA NO CHILE

(Previamente comprar Guia Rodoviário do Chile e buscar informações sobre Aduana e estado das Rodovias)

VERIFICAR AS CONDIÇÕES DO VULCÃO - PUEYHUE – (diga: pueiuê) QUANTO À ERUPÇÃO OU CINZAS – talvez rever rotas de passagem.

A rodovia Panamericana é a principal rota em direção ao Sul do Chile e é fantástica pela qualidade e segurança, a velocidade média permitida é de 120 Km/h.

(Atenção: FERIADO NACIONAL: 17 – 18 e 19 de Setembro)

• 16/09/2012 – Saída de Mendoza em direção à Santiago (Chile) – tempo de viagem 8 horas – 360 km (travessia da Cordilheira dos Andes – tempo de Aduana mínimo é de 3 horas).
  • 20/09/2012 – Saída de Santiago em direção à Valparaíso – tempo de viagem 2:00 horas – 130 km.
  • 20/09/2010 – Saída de Valparaíso em direção à Viña Del Mar – tempo de viagem 1:00 hora – 25 km. (Ponto de contato com o Oceano Pacífico – é o ponto extremo da viagem, ou seja, do Oceano Atlântico ao Oceano Pacífico).
  • 22/09/2012 – Saída de Viña Del Mar – em direção à Chillan – 520 km cerca de 7 horas de viagem.
  • 23/09/2012 – Saída de Chillan em direção à Pucon – 370 km cerca de 5 horas de viagem. (Vide anotações sobre Pucon).
  • 26/09/2012 – Saída de Pucon para Puerto Varas – 390 km cerca de 5 horas de viagem. (Atenção: conhecer Puerto Mont sem sair do Hotel em Puerto Varas, pois são apenas 20 km de distância, ver anotações). NÃO DEIXAR DE FAZER O PASSEIO DE CATAMARÃ DE 1 (UM) DIA PELOS LAGOS ANDINOS.

RETORNO À ARGENTINA POR BARILOCHE

Vide previamente procedimentos da Aduana Local

• 30/09/2012 – Saída de Puerto Varas em direção à Bariloche (Argentina) 360km – cerca de 5 horas de viagem
  • 07/10/2012 – Saída de Bariloche para Neuquen – tempo de viagem 7 horas – 450 km.
  • 08/10/2012 – Saída de Neuquen em direção à Bahia Blanca – tempo de viagem 8 horas – 530 km. (existem 2 pedágios no trajeto).
  • 10/10/2012 – Saída de Bahia Blanca em direção à Mar Del Plata – tempo de viagem 7 horas – 450 km. (Dia 12/10 – feriado nacional – cuidado)
  • 15/10/2012 – Saída de Mar Del Plata em direção à Buenos Aires – tempo de viagem 5 horas – 400 km.

ENTRADA NO URUGUAI

• 19/10/2012 – Saída de Buenos Aires por via marítima Catamarã – BUQUEBUS - em direção à Colônia de Sacramento (Uruguai) – cerca de 2 horas de viagem (travessia com o carro).
  • 22/10/2012 – Saída de Colônia de Sacramento em direção à Montevideo – cerca de 3 horas de viagem para 250 km.
  • 25/10/2012 – Saída de Montevideo em direção à Punta Del Este - tempo de viagem 3 horas – 200 km.

RETORNO AO BRASIL

• 30/10/2012 – Saída de Punta Del Este em direção ao Chuí (RS) (retorno do Brasil) tempo de viagem 6 horas – 450 km. (Ainda em Chuy – lado Uruguaio – ver os Free Shops, dizem ser muito bons).
  • 31/10/2012 – Saída de Chuí em direção à Pelotas – tempo de viagem 4 horas – 260 km.
  • 01/11/2012 – Saída de Pelotas em direção à Tramandaí – tempo de viagem 5 horas – 370 km.
  • 03/11/2012 – Saída de Tramandaí em direção à Laguna (SC) – tempo de viagem 4 horas – 280 km.
  • 07/11/2012 – Saída de Laguna em direção à Florianópolis – tempo de viagem 6 horas – 400 km – seguindo o trajeto: Laguna para Urubici pela SC-438 por Lauro Muller em direção à Bom Jardim da Serra (Serra do Rio do Rastro) 200 Km, depois de Urubici para Florianópolis primeiro pela SC-430 e a seguir pela BR-282 para Florianópolis 200 km.
  • 12/11/2012 – Saída de Florianópolis em direção à Blumenau – tempo de viagem 2 horas – 150 km.
  • 15/11/2012 – Saída de Blumenau em direção à Curitiba – tempo de viagem 4 horas – 230 km.
  • 20/11/2012 – Saída de Curitiba em direção à São Paulo – tempo de viagem 5 horas – 410 km.
  • 25/11/2012 – Saída de São Paulo (após o almoço) em direção à Ilha Bela – tempo de viagem 4 horas – 210 km.
  • 30/11/2012 – Saída de Ilha Bela em direção ao Rio de Janeiro – Niterói (RJ) – tempo de viagem 8 horas – 460 km.